Valdir Aguilera
 Físico e pesquisador

 

 

O significado da aura

Gilberto Silva

Sabemos, pelos estudos realizados através do Racionalismo Cristão, que a aura reflete as irradiações do Princípio Inteligente sobre a matéria organizada e os diversos níveis de matéria fluídica, formando um halo luminoso que se expande além dos limites dos corpos físicos.

Diferentemente do que ocorre nos vegetais, em que a coloração da aura se apresenta de certo modo constante, ou nos animais irracionais, nos quais a coloração se altera de acordo com as condições de saúde, os estados de calma ou de irritação, de boa ou de má nutrição, entre outros fatores, a aura humana apresenta mais detalhados níveis de cores e densidades.

O campo áurico pode ser observado por indivíduos que iniciam o desenvolvimento da visão astral. No entanto, uma observação mais apurada, que permita a identificação além da camada de maior densidade da aura, apenas é possível aos que já desenvolveram suficientemente a mediunidade vidente. Todavia, devido à grande variação de cores e complexidade interpretativa da aura humana, sua minuciosa leitura apenas pode ser feita por espíritos bem evoluídos.

Mediunidade é faculdade espiritual que se manifesta de acordo com a sensibilidade de cada pessoa, as suas necessidades evolutivas e o sentimento que a anima. Devido ao grau de sensibilidade apurado e ao estado supervibrátil do médium, é comum que ele se deixe influenciar por pensamentos e intuições afins, o que faz os sentimentos se alterarem de forma frequente e se refletirem instantaneamente no campo áurico, revelando seu estado psíquico. De modo geral, o indivíduo age com liberdade, delibera com autonomia sobre os fatos que o afetam e se responsabiliza pelas consequências. Suas decisões, no entanto, causam mutações na aura, proporcionais aos atos praticados.

Ninguém deve viver sob tensão por achar que está sempre vigiado por espíritos já que suas auras estão sempre à mostra, pois na vida espiritual não há segredos. O esclarecimento oferecido pelo Racionalismo Cristão conduz os seus estudiosos a uma rotina de normalidade psíquica, em que a aplicação de princípios morais impede o exame de seus pensamentos por espíritos perturbados, que só compreendem a tonalidade áurica escura reveladora das inquietações humanas.
  

O zelo pelo fiel cumprimento dos deveres e o controle das emoções deixam transparecer um contorno fluídico de limpidez capaz de distinguir habilidades e ideias dominantes no campo áurico das pessoas.

Os elevados campos astrais, de onde partem os espíritos para processarem sua evolução, atestam uma atmosfera sutilíssima, impregnada de informações e peculiaridades que, individualizadas, constituem o registro das experiências acumuladas de cada espírito. Fenômenos exemplificados por variadas irradiações policrômicas, produzidos por espíritos do Astral Superior, podem ser confirmados por relatos mediúnicos feitos nas reuniões espiritualistas das casas racionalistas cristãs, ao descreverem o belíssimo aspecto dessas formações fluídicas, cuja matéria é oriunda das esferas superiores da espiritualidade.

Os halos luminosos do campo áurico exprimem a variação constante dos fatos da vida, seja das recepções tranquilas ou das aflitas. Por outro lado, os tons mais duradouros informam índoles mais definidas e graduam o respectivo desenvolvimento espiritual. Durante o sono, as percepções sobre o manto fluídico de tons do campo áurico são mais evidentes. Livre de ações planejadas, o espírito está entregue a si mesmo e pode revigorar-se animicamente. Os estudiosos da espiritualidade, por sua vez, obtêm mais detalhes acerca das alterações de fluidos e verificam sua permanente ação e influência na vida cotidiana.

Para o regular funcionamento dos órgãos do corpo humano é importante a atenção sobre os aspectos relacionados com higiene corporal, descanso físico, alimentação adequada etc. Tal postura, no entanto, decorre de uma ação psíquica voltada para a desejada adaptação às necessidades da vida e sua natureza translúcida fica impressa no campo áurico. O espírito ad-quire conhecimentos e aprimora atributos, que ficam gravados no corpo fluídico e espelhados na aura.

Como o som e a luz, que se propagam em diferentes meios materiais, o pensamento se propaga através de ondas vibratórias ou de formas, e fica registrado no oceano de matéria fluídica de que é provido o Universo. Toda vez que se estabelece uma conexão vibratória entre espíritos, sejam encarnados ou desencarnados, forma-se uma corrente fluídica que influencia o meio circundante, afetando o campo áurico das pessoas envolvidas. Esse meio ambiente fluídico varia consoante a natureza moral dessas pessoas, fenômeno que é facilmente perceptível por médiuns videntes.

À medida que a pessoa se esclarece espiritualmente pelo estudo do Racionalismo Cristão passa a compreender que as adversidades que enfrenta, tanto morais quanto físicas, são proporcionais à sua capacidade de superá-las através do exercício da força de vontade. Ligando-se às correntes elevadas de pensamentos, cria melhor envolvimento fluídico e, consequentemente, colhe melhores resultados na vida cotidiana. Nesses momentos de elevação espiritual, refletidos na sua aura, a limpeza psíquica surge como poderosa ferramenta psíquica oferecida pela Doutrina, para que conquiste equilíbrio interior e tranquilidade espiritual, por meio de sua prática diária.

(Publicado originalmente no jornal A Razão, edição de novembro de 2016)

De "O significado da aura" para "Artigos"

Copyright©2008 valdiraguilera.net. All Rights Reserved