HTML> almanaque, descontração, divertimento, lógica, efemérides, inglês, redação

 


Valdir Aguilera
 Físico e pesquisador

 

 

Almanaque - Edição 84 - dezembro de 2014

Para pensar e praticar

Nesta seção do Almanaque, apresentamos textos retirados de obras do Racionalismo Cristão e outras de pesquisadores atuais e do passado.

Não julguem seu semelhante

Muitas pessoas se preocupam com os problemas humanos, com as diferenças, as desigualdades e os desequilíbrios sociais observados mundo afora. Por motivos óbvios, as ciências humanas estudam as causas, à luz de suas teorias, dos seus conceitos. Essas pessoas observam também os atos de violência, as agressões e os desatinos cometidos pelos semelhantes.

Da mesma forma, a Justiça vai analisar e julgar os fatos, condenando ou absolvendo os agentes. Muitos indivíduos trilham o atalho do fanatismo religioso, do radicalismo político, empunhando armas para defender suas ideias fixas, procurando fazer uma suposta justiça que acreditam não existir. Na verdade, esses fatos têm que ser analisados à luz da espiritualidade.

Tudo principia pela grande diversidade de níveis de desenvolvimento espiritual dos seres humanos no mundo-escola Terra, planeta de densa atmosfera fluídica, repleta de vibrações oriundas de sentimentos inferiores, de pensamentos negativos de espíritos encarnados que nele habitam e de desencarnados que vagueiam pelo astral inferior. Isso ocorre porque as pessoas deixam fraquejar seu pensamento e sua força de vontade, deixam-se levar pelas ilusões do mundo físico, ao analisarem os fatos que observam pelo viés equivocado da lógica terrena. As leis evolutivas não podem ser ignoradas, como a lei de causa e efeito, que nunca falha. Ninguém pode fugir dela com mentiras ou hipocrisia, com atos corruptos ou privilégios concedidos em troca de favores.

Sendo assim, não julguem o semelhante, pois é o próprio espírito, quando retoma a consciência de si mesmo em seu mundo de estágio, que avalia tudo que fez quando encarnado, os acertos praticados e os erros cometidos, e planeja tantas encarnações quantas forem necessárias para obter a evolução de que precisa, porque todas as faltas terão que ser resgatadas, não há como fugir delas.

Então, se o sofrimento bater à porta, encarem-no de cabeça erguida com valor e coragem. O crescimento pessoal é conquistado com pensamentos positivos e pela introspecção, a qual permite, através da sensibilidade, do raciocínio e da inteligência, perceber as causas verdadeiras do que lhes acontece, nunca se sentindo uns coitados, vítimas do mundo. Ninguém é vítima do mundo, mas vítima de si mesmo, dos atos praticados na presente encarnação ou nas anteriores.

Não percam tempo, meus amigos! Estudem a espiritualidade, estudem as leis evolutivas que regem o Universo, estudem a si mesmos, porque estão na Terra para progredir espiritualmente; mas conheçam a realidade dura da vida que se descortina ao redor. Os desatinos que observam não podem ser resolvidos com pensamentos negativos, com revolta, ódio ou rancor. Só os sentimentos nobres e os pensamentos elevados poderão realmente melhorar o nível espiritual da humanidade. Cada ser humano tem sua contribuição a dar, cada um tem sua parte a fazer nesse contexto.

Tudo tem sua razão de ser neste mundo. Portanto, não se revoltem, pois estarão contribuindo para o fortalecimento das correntes negativas existentes na atmosfera fluídica da Terra. Elevem os pensamentos, irradiem por aqueles que erram sem saber das consequências, pois um dia irão despertar para a espiritualidade. Todos são iguais, todos evoluem em conjunto, pois ninguém está só na Terra. Trabalhem pelo próprio progresso espiritual, trabalhem pelo bem comum, pelo bem da humanidade.

A RAZÃO, janeiro 2014

Passatempo

Numa mesma rua há quatro bangalôs, um ao lado do outro. Cada um deles é feito com um dos seguintes materiais: concreto aparente, madeira, tijolos e pedras.

• O bangalô do Sérgio fica antes do de madeira e o terceiro bangalô é de tijolo;
• Urides possui um bangalô de concreto aparente e Teodoro não mora em nenhum dos bangalôs da extremidade, mas mora em algum lugar à direita do bangalô de pedras;
• Wilson mora no quarto bangalô, e o primento não é feito de concreto aparente.

Em qual bangalô mora cada um deles e de material é feito?

Para dicas sobre como montar um esquema para resolver este tipo de problema, clique AQUI.

Resposta na próxima edição.
Resposta da edição anterior: Jeremias é advogado; João é dentista; Jorge é engenheiro; José é médico.

Humor

Um suíço, procurando orientação sobre o caminho, para seu carro ao lado de outro carro, este com um casal de brasileiros dentro. O suíço pergunta:
– Entschuldigung, koennen sie Deutsch sprechen?
Os dois brasileiros ficaram mudos.
– Excusez-moi, parlez vous français? – tentou.
Os dois continuaram a olhar para ele impávidos e serenos.
– Prego signori, parlate italiano?
Nada por parte dos brasileiros.
– Hablan ustedes español?
Nenhuma resposta.
– Please, do you speak english?
Nada. Angustiado, o suíço desiste e vai embora.
A esposa vira-se para o marido e diz:
– Talvez devêssemos aprender uma língua estrangeira.
– Para quê? – pergunta o marido – Aquele fulano sabia cinco e adiantou alguma coisa?



Nó na cuca-01
Opinião: não sou a favor nem contra, muito pelo contrário.



Um cara envia seu currículo para uma empresa. Pedia 15 mil reais de salário, mais um carro, um apartamento e 10 salários extras por ano. Uma semana depois foi chamado pela empresa. O entrevistador lhe disse:
– Estudamos seu currículo e vamos lhe dar 20 mil reais de salário, um apartamento de 4 quartos, um carro 0 km e, não 10, mas 18 salários extras durante o ano.
Abismado, o candidato falou:
– Você está brincando!!!!???
– Sim, estou. Mas foi você quem começou!!!
  


Melhore seu vocabulário em inglês

O texto a seguir foi composto com base nas 500 palavras mais usadas em inglês. Aproveite para rever seu vocabulário. Coloque o mouse sobre as palavras em vermelho para ver a tradução.

A história abaixo é verdadeira ou não? A anterior, Driving Test não é verdadeira.

Only in the Mind

A famous thinker and writer of the eighteenth century was Dr. George Berkeley (1685-1753), who surprised the world with his original ideas on nature and the things outside the mind. His conversation had such a powerful effect on the people whom he met that in 1723 a well-known lady, Miss Vanhomrigh, left him half her property, although it is believed that she had met him only once, at a dinner.

Berkeley proposed the idea that the mind is the centre of nature and of everything in the world: there is nothing outside the mind     unless there is a mind to see it. His meaning, put roughly, was that a tree, for example, which is seen by nobody, is not there at all. The only things in the world are the mind and the spirit, and those things which the mind and spirit see and know.

We can read a good deal about another great man of that century, Dr. Samuel Johnson, whose conversation and beliefs are described in The Life of Samuel Johnson, by his great friend, Boswell. To Johnson's practical mind, the ideas of Dr. Berkeley appeared to be nonsense; and in his book Boswell tells us what happened when Johnson met a gentleman who firmly believed, with Berkeley, that there is nothing except what is seen by some mind or other.

When this gentleman was leaving the company with whom he had been conversing, Johnson begged him not to go. He declared that if the gentleman went away, his friends might perhaps forget to think of him; and if no one saw him, and no one thought of him, there would unfortunately be no such gentleman in the world.

Johnson appears to have forgotten that the gentleman himself would be thinking.

Para mais histórias, acesse a Biblioteca clicando AQUI.
Envie esta página para um amigo:

Efemérides

05 dez 1868: Arnold Johannes Wilhelm Sommerfeld
Físico russo nascido em Königsburg. Seu modelo atômico permitiu explicar as linhas espectrais de estrutura fina. Em seus trabalhos sobre espectros atômicos, sugeriu substituir as órbitas circulares de Bohr por elípticas. Desta idéia postulou o número quântico azimutal e, mais tarde, introduziu, também, o número quântico magnético. Sua teoria dos elétrons em metais mostrou-se fecunda no estudo da termoeletricidade e da condução metálica. Faleceu em Munique, em 26 de abril de 1951.

05 dez 1901: Werner Karl Heisenberg
Físico e filósofo alemão nascido em Würzburg. Considerado, geralmente, o pai da Mecânica Quântica. Como conseqüência da sua rejeição por qualquer tipo de modelo para o átomo, usou matrizes para descrever suas propriedades. Por esse trabalho ganhou o prêmio Nobel de Física em 1932. Seu famoso princípio da incerteza (1927) transcendeu os limites da Física. Faleceu em Munique, em 1 de fevereiro de 1976.

07 dez 1823: Leopold Kronecker
Matemático prussiano, nascido em Liegnitz. Suas contribuições mais importantes foram para a Teoria dos Números, Teoria das Equações Algébricas e Álgebra Superior. A função delta de Kronecker tem esse nome em sua homenagem. Faleceu em Berlim, em 29 de dezembro de 1891.

10 dez 1920: Clarice Lispector
Nasceu em Tchetchelnik (Ucrânia). Veio ainda menina para o Brasil e morou no Recife, PE. Autora de Perto do coração selvagem; A maçã no escuro e A hora da estrela, entre outras obras, inclusive para crianças. Seu livro Um sopro de vida está disponível na Biblioteca deste site. A autora é considerada uma das maiores escritoras brasileiras. Faleceu no Rio de Janeiro, em 09 de dezembro de 1977.

10 dez 1804: Carl Gustav Jacob Jacobi
Matemático alemão, nascido em Postdam. Foi um dos fundadores da teoria das funções elípticas (com o norueguês Niels Henrik Abel). De suas contribuições pioneiras à teoria dos determinantes surgiu o determinante funcional que hoje leva o seu nome (nosso conhecido jacobiano). Faleceu em Berlim, em 18 de fevereiro de 1851.

11 dez 1893: Alceu Amoroso Lima (Tristão de Athayde)
Escritor brasileiro, nascido no Rio de Janeiro. Até sua morte, exerceu uma poderosa influência na vida cultural brasileira. Sua obra é imensa e atinge os mais diversos campos: crítica literária, sociologia, direito, filosofia, religião, etc. Faleceu em Petrópolis, em 14 de agosto de 1983.

16 dez 1865: Olavo Bilac
Poeta brasileiro nascido no Rio de Janeiro. Além de poeta foi cronista, jornalista e conferencista. Contudo, é mais conhecido pela sua obra poética. Bilac é o mais típico dos nossos parnasianos, estilo que ele mesmo chegou a codificar no soneto "Profissão de fé" – para ler esse soneto clique AQUI. Faleceu no Rio de Janeiro, em 28 de dezembro de 1918.

24 dez 1822: Charles Hermite
Matemático francês nascido em Dieuze. Seu trabalho em teoria das funções inclui a aplicação das funções elípticas para encontrar a primeira solução da equação geral do quinto grau (equação quíntica). Publicou a primeira prova de que e é um número transcendental. Deu importantes contribuições para o desenvolvimento da teoria das formas algébricas, e teoria das funções elípticas e abelianas. Faleceu em Paris, em 14 de janeiro de 1901.

25 dez 1642: Isaac Newton
Filósofo e matemático inglês nascido em Woolsthorpe. Descobriu o cálculo infinitesimal e é o autor da teoria clássica universal da gravitação. Por seus trabalhos em óptica, foi eleito membro da Royal Society em 1672. Em Cambridge, Newton dedicou muito tempo a experiências alquímicas. Abandonou sua cátedra na universidade para entrar no Parlamento em 1701, e dois anos mais tarde assumiu a presidência da Royal Society, permanecendo neste cargo até a sua morte. Toda sua vida foi marcada por intensas atividades em Matemática, Óptica, Cronologia, Química, Teologia, Mecânica, Dinâmica e Ocultismo. Entre suas mais notáveis contribuições científicas estão o cálculo infinitesimal, a teoria clássica da gravitação universal e sua derivação das leis de Kepler, formulação do conceito de força expresso nas suas três leis do movimento, a teoria corpuscular da luz. Sua obra está compilada em seus dois maiores trabalhos: Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, o famoso Principia (1687) (há tradução para o português, da Edusp), e Opticks (1704). Faleceu em Londres, em 20 de março de 1727. As datas mencionadas referem-se ao calendário juliano. A Inglaterra somente adotou o atual calendário gregoriano muito tempo depois do nascimento de Newton. No calendário gregoriano as datas de nascimento e morte de Newton são 4 de janeiro de 1643 e 31 de março de 1727.

28 dez 1882: Arthur Stanley Eddington
Astrônomo e astrofísico inglês, nascido em Kendal. Foi pioneiro dos estudos teóricos do interior das estrelas. Seu trabalho Mathematical Theory of Relativity (1923) muito ajudou para introduzir em idioma inglês as teorias de Einstein. Um de seus livros, Fundamental theory – em que pretende unificar a teoria quântica, a relatividade e a teoria da gravitação de Einstein –, é controvertido e, possivelmente, ainda não compreendido. Faleceu em Cambridge, em 22 de novembro de 1944.

28 dez 1903: John von Neumann
Matemático húngaro nascido em Budapeste. Suas contribuições foram importantes para o desenvolvimento da Mecânica Quântica, Lógica, Meteorologia e dos computadores. Enunciou o teorema mini-max, pedra angular da teoria dos jogos. Em 1956 abiscoitou o Prêmio Enrico Fermi. Faleceu em Washington, em 8 de fevereiro de 1957.

Desta edição para o Almanaque

Copyright©2008 valdiraguilera.net. All Rights Reserved